Se Apega

Blog Oficial do ParPerfeito

7 dicas para um novo relacionamento dar certo

16--7-dicas-para-um-relacionamento-novo-dar-certo

Quando começamos um novo relacionamento, especialmente quando nos sentimos bastante interessados pelo outro e com muita vontade de que dê tudo certo, é comum sentirmos certa ansiedade. Porém, quando essa ansiedade é inconsciente, podemos terminar agindo ‘demais’ ou ‘de menos’. Acerte o compasso do seu coração e siga essas dicas, não para garantir o ‘final feliz’, porque essa garantia não existe. Mas para se manter íntegro em suas ações e escolhas e fazer valer a pena esse encontro, dure o quanto durar!

 

  1. Deixe as cracas do passado para trás. Sofrer, todo mundo já sofreu. Mas ninguém merece ficar pagando pelos traumas que você acumulou. O que passou, tem de passar mesmo. Senão você vai perder a chance de viver um novo relacionamento por estar atolada de velhas experiências e sentimentos mortos. Dê uma chance a você e ao outro vivendo esse momento, aqui e agora.

 

  1. Quanto mais espontânea, melhor! Ficar tentando parecer quem você não é só para tentar agradar mais é uma grande armadilha. Não dá certo. Além disso, se o amor é sempre um risco, então muito melhor arriscar com verdade e transparência. Porque se não der certo, ao menos você saberá que foi autêntico. Muito pior é quando dá errado e você tem de amargar o fato de não ter sido você mesmo. Perdeu a chance preciosa de ser amado justamente por ser espontâneo, fluido e leve.

 

  1. Não tente acelerar os acontecimentos. Tudo tem seu tempo. Mesmo que você deseje muito que ele te assuma ou confesse o que sente, saiba que relacionamento é uma construção. E cada tijolo tem seu lugar para ser colocado. Siga seu coração. Sinta o ritmo e aposte no que quer. Antes de exigir uma posição do outro, lembre-se de que é você quem tem de estar certo da posição que deseja ocupar.

 

  1. Não deixe que seus medos te impeçam de se entregar. Tem gente que não se entrega por medo de sofrer. Bobagem! Não se entregar também faz sofrer. Sofrimento faz parte. É inevitável enquanto a gente tá vivo. A questão é: o que você realmente quer? E o que está disposto a fazer para conseguir? Lembre-se de que o mais importante é reconhecer que você merece ser feliz. Cada dia é uma nova chance. Aproveite!

 

  1. Reconheça e ocupe o seu lugar. Não é porque você começou um novo relacionamento que você deixou de ter sua própria vida. A diferença é que agora você não está sozinha o tempo todo. Preserve atividades e hábitos que são importantes para você. Assim, não corre o risco de ficar muito carente e terminar exigindo atenção total e integral do outro. Além disso, a individualidade é fundamental para a saúde do amor.

 

  1. Reconheça o lugar do outro e respeite. Do mesmo modo, o outro também tem a própria vida dele, apesar de você fazer parte a partir de agora. Respeite os hábitos dele e, caso se sinta incomodado com algo, converse. Sem acusar, sem exigir. O consenso é sempre a melhor opção para que uma relação amadureça e se torne saudável.

 

  1. Relaxe e confie. Partindo do pressuposto de que não existem certezas no amor, você terá de lidar com a imprevisibilidade do amanhã. Mas isso pode ser ótimo e mágico quando você aprende a viver um dia de cada vez, sem tantas expectativas. Haja de modo coerente com o que quer, sem joguinhos ou excesso de orgulho. No final das contas, o melhor é acreditar no ditado que diz que “o que tiver de ser seu, será”!

 

banner-04

Tags:
  • Rosana Braga

    Psicóloga, Escritora, Jornalista e Palestrante. Pós graduada em Educação Sexual. Autora dos livros 'Quem Ama, Mostra', 'Faça o Amor Valer a Pena' e 'O Poder da Gentileza'.

    Ver todos os artigos de Rosana Braga

Comentários